26 de março de 2008

Torta Búlgara?

de vez em quando eu me vejo arrebatada por uns surtos obsessivos repentinos... dia desses estava obcecada com torta búlgara.
tudo começou com um desejo incontrolável de comer torta búlgara. primeiro tem toda aquela ponderação: será q eu realmente quero sair, comprar torta búlgara, ficar mais pobre e engordar? a respota a este tipo de indagação é quase sempre positiva. então sai eu a procura de torta búlgara! Imaginem a minha decepção quando eu n encontrei torta búlgara e acabei comendo uma torta de sonho de valsa que tb me deixou mais pobre e mais gorda mas muito menos feliz!
eu então voltei pra casa pensando na torta búlgara... e me lembrei do carinha que cuida das sobremesas do baita tche (e que parece com Barney dos flinstones) que certa feita comentou com meu pai como eles compravam aquela torta bem baratinho e vendiam a fatia tao cara! ai me veio a ideia louca de encomendar uma torta búlgara! Mas era tão absurdo eu comer uma torta búlgara sozinha.... ou não..... me veio então a ideia de tentar fazer uma torta búlgara!
pois, bem, pus me a procurar pela internet uma receita de torta búlgara! acreditem quando eu digo que somente encontrei 1 única receita da bendita torta em toda a rede!!! e oq foi mais espantoso: tds as pessoas q apareceram nas minhas pesquisas e que tb buscavam uma receita de torta búlgara eram de salvador!! e as pessoas dos outros estados sempre diziam nunca ter ouvido falar nela! diante disso, como diria a minha amiga Carrie, I couldn't help but wonder... será q a torta búlgara é na verdade soteropolitana?!?! :o
eu nunca cheguei a descobrir a resposta, nem nunca cheguei a experimentar a única receita. A obsessão passou!

14 comentários:

Larissa Paim disse...

Quem disse que não poderia haver literatura a partir da torta búlgara? Eu só me perdi um pouco: afinal, essa torta existe ou não?

Amanda Fechine disse...

claro que existe!!!
eu só n sei se ela é realmente búlgara...

Anônimo disse...

já que passou 'o momento' da torta búlgara, poderia ao menos me passar a receita para eu tentar fazer? e, nesse meio tempo, tenta descobrir a verdadeira origem dela... troco por uma fatia. que tal?

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk


oi! Eu sou de Salvador também,
e tive essa estranha surpresa como você.
Eu to achando que essa torta é soteropolitana viu!

rsrsr

Abraços!

Tfonseca disse...

Pessoal, tb sou de Salvador, tenho a receita da torta búlgara, mas nunca fiz, vou fazer hoje!!!
Segue a receita:


Torta Búlgara
Por Maria Cristina Gomes Lobo

Ingredientes
-250g de manteiga
-150g de achocolatado
-200g de açúcar
-5 ovos, sendo 3 inteiros e 2 gemas
Modo de Preparo: Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Acrescente o
açúcar e os ovos. Leve ao fogo brando durante 15 minutos, mexendo
sempre, sem deixar ferver. Despeje em uma forma untada de
manteiga e polvilhada e leve a forno regular durante 1 hora, em
banho-maria. Deixe esfriar completamente e sirva com creme de
baunilha ou creme de leite. Sirva gelado.

Espero que vcs gostem!!!
Beijos
Taciana

Tfonseca disse...

Pessoal, tb sou de Salvador, tenho a receita da torta búlgara, mas nunca fiz, vou fazer hoje!!!
Segue a receita:


Torta Búlgara
Por Maria Cristina Gomes Lobo

Ingredientes
-250g de manteiga
-150g de achocolatado
-200g de açúcar
-5 ovos, sendo 3 inteiros e 2 gemas
Modo de Preparo: Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Acrescente o
açúcar e os ovos. Leve ao fogo brando durante 15 minutos, mexendo
sempre, sem deixar ferver. Despeje em uma forma untada de
manteiga e polvilhada e leve a forno regular durante 1 hora, em
banho-maria. Deixe esfriar completamente e sirva com creme de
baunilha ou creme de leite. Sirva gelado.

Espero que vcs gostem!!!
Beijos
Taciana

Anônimo disse...

acabei de chegar do salvador shopping e trouxe pra casa a bendita fatia da torta bulgara. tb tenho essas desejos repentinos. ah, e eu adorei o toque sex and the city: i couldnt help but wonder, is the "bulgarian" pie in fact a baiana pie? haha

Anônimo disse...

rapaz, e eu pensei a mesma coisa que voce: sera que eu quero ficar mais pobre e engordar? cara, a fatia da torta bulgara ta quase 8 reais!!! tipo, eu deixo de comer algumas vezes, junto o dinheiro e posso comprar meu primeiro sapato manolo blanik

Anônimo disse...

Para não fugir a regra, sou de Salvador. realmente acho que Torta Bulgara é soteropolitana. Na net tá cheio de receita de torta alemã, holandesa...
Tenho um receita de torta bulgara que peguei com o chefe de cozinha do Faridi e do restaurante Pereira.
Me mada um e-mail que te passo.
nandoara@hotmail.com

Menina mulher disse...

Bom tbm sou baiana, não sei onde vcs moram, mais sei que no bairro de Stella Maris, vcs encontram a fatia da torta Bulgara de R$5,00, bem mais barato que no lugar onde vcs compram! A eu tenho a sorte morar em frente a esse lugar e a como quase tdo dia! xD

Casablanca disse...

incrivel! eu achei esse blog justamente procurando no google se a torta bulgara é daqui da bahia. pois em to site de receita que eu vou alguem faz alguma referencia à Bahia! enfim, AAAAAAAAMO torta bulgara! é de outro mundo, é como uma droga! mas eu só comi a torta do Viva Gula, quais são os outros lugarem aqui em Salvador que vendem?

Anônimo disse...

Nem acredito,....eu tambem sou daqui,(Salvador),acabei de comprar a tal torta no Viva Gula..fui pesquisar como se faz,acho que ela é mesmo Baiana!
No google tem várias receitas,mas,tem uma em especial que me parece mais verdadeira,todas daqui da terrinha!

FERNANDA disse...

Amelhor torta bulgara da cidade é a do Cristal restaurante no Caminho das Arvores...simplesmente MARAVILHOSAAAAAAAAAAAAA!!

Unknown disse...

olá amigos sou paulista e comi essa torta bulgara aí em salvador, no Farid, alguem de vcs tem a receita deles ?
é simplesmente deliciosa.por favor passem a receita
meu nome : Liana